segunda-feira, 21 de setembro de 2009

GUSTAVO TEIXEIRA GANHA VIDA EM MODERNAS CARICATURAS DE PAULO CARUSO


A exposição do cartunista e desenhista Paulo Caruso, composta por 26 ilustrações, traz uma visão divertida do poeta Gustavo Teixeira em vários momentos de sua vida, assim como outras visões da cidade de São Pedro. Alguns cartuns são coloridos, outros são em tons de cinza.
Os coloridos, em sua maioria trazem elementos em comum: borboletas, flores e arco-íris. As borboletas e flores eram marcas registradas de Gustavo Teixeira em seus poemas. O arco-íris foi a licença poética de Paulo Caruso. Cada ilustração traz abaixo dela o poema na qual o desenho foi inspirado, e após, outras informações pertencentes à época e quem mais está no desenho.
De forma divertida, num dos desenhos, um ônibus traz a escritora Lygia Fagundes Telles, em diversas fases de sua vida, em referência à visita que Lygia fez ao poeta são-pedrense pouco antes do falecimento de Gustavo. Em outro, inspirado no poema “A Feia”, a cantora britânica Susan Boyle solta um arco-íris pela boca. Em todos os desenhos, Gustavo está com o seu inseparável guarda-chuva. Uma exposição imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário