quinta-feira, 20 de agosto de 2009

COMEÇARAM NO DIA 4 DE AGOSTO AS INSCRIÇÕES PARA A 56ª EDIÇÃO DA SEMANA CULTURAL GUSTAVO TEIXEIRA

(Piracicaba, 7 de agosto de 2009)
Entre os dias 18 e 30 de Setembro, a cidade de São Pedro (SP) vai realizar a “56ª Semana Gustavo Teixeira”, em homenagem ao renomado poeta são-pedrense.
Durante o evento, que será aberto ao público, apresentam-se grupos musicais, companhias de teatro e grupos de dança, além de conter exposições artísticas, e o famoso Concurso de Poesias, que escolhe as melhores de Gustavo Teixeira declamadas, e as melhores poesias inéditas. A iniciativa é da Secretaria de Cultura de São Pedro.
Em virtude à suspensão das aulas, por conta da Gripe Tipo A, que foram suspensas até o dia 17 de agosto no município de São Pedro, as datas das eliminatórias e das inscrições foram alteradas desde a semana passada, quando as primeiras notícias sobre a Semana Gustavo Teixeira foram divulgadas.
Confira informações atualizadas abaixo:

Poesias declamadas

Entre as atrações que mais se destacam na Semana, estão os concursos de declamação e criação de poesias. Na categoria de declamar, os interessados deverão escolher uma poesia de autoria de Gustavo Teixeira e recitá-la para um júri.
Para participar, é necessário inscrever-se entre os dias 04 e 28 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 17h00, na Biblioteca Municipal de São Pedro, preenchendo uma ficha com os dados pessoais. A ficha vai estar disponível no blog do evento também para impressão. Não são aceitas fichas por e-mail.
Os inscritos passarão por uma primeira seleção que se inicia no dia 04 de setembro, quando todos declamam a poesia escolhida frente a uma comissão de júri. Os candidatos são divididos em categorias, e as divisões são por idade: entre 7 e 9 anos completos, entre 10 e 14 anos completos e acima de 15 anos completos.
Os jurados das eliminatórias são: Stevan Lekitsch, teatrólogo e jornalista; André Albino, ator e autor teatral, além de graduado em Letras; e Viviane Ramos dos Santos Stocco, professora e assessora de educação.
Os aprovados seguem adiante para a segunda etapa, que se realiza dia 11 de setembro.
Nesta fase, serão selecionados 10 candidatos de cada categoria. Os 30 declamadores que se classificarem receberão aulas e instruções do Professor e Diretor de Teatro Barbosa Neto, através de uma Oficina Teatral oferecida gratuitamente pela Prefeitura de São Pedro, entre os dias 12 e 24 de setembro, para poderem participar da terceira eliminatória.
Desses 30, metade será eliminada em 25 de setembro, e a outra parte, 5 declamadores por categoria, classificam-se para a grande final no dia 30 de setembro, que será realizada durante as atividades da Semana Cultural Gustavo Teixeira, no Cine-Teatro Shopping São Pedro, agora com uma nova comissão de jurados, formada por: Maria Aparecida Fracasse de Barros, Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação; Maria do Carmo Mendes, professora e historiadora; Edilene Cristiane Leonardi, arquiteta e poetiza; e José Matarazzo Neto, professor e ex-secretário de cultura do município, juntamente com os 3 jurados citados anteriormente.

Poesias inéditas

Na categoria de criação de poesias, os participantes devem se inscrever entre os dias 04 de agosto e 04 de setembro, também na Biblioteca Municipal, nos mesmos dias e horários acima. A poesia criada deve ser entregue no ato da inscrição em 12 vias, para passar pela análise da comissão de júri, e cada participante só pode concorrer com somente uma poesia inédita.
Os jurados, que serão os mesmos das Poesias Gustavianas, seguindo determinados critérios, dão notas para cada texto e selecionam 5 candidatos por categoria para a fase final. As divisões das categorias também são por idade, mas diferentes das poesias declamadas: de 7 a 12 anos completos, entre 13 e 17 anos e acima de 18 anos.
A disputa também está marcada para dia 30 de setembro, data em que serão conhecidos os criadores das melhores poesias, no Cine-Teatro Shopping São Pedro. Na ocasião, o próprio autor, ou alguém escolhido por ele, declamará a poesia inédita para os jurados. Vale lembrar que no caso do Concurso das Poesias Inéditas o que conta é o texto, e não a declamação em si.

Tanto as melhores declamações quanto as mais bem conceituadas poesias inéditas receberão troféus e medalhas, além dos finalistas receberem certificados de participação.

Gustavo Teixeira

O poeta e escritor Gustavo Teixeira nasceu em São Pedro em 4 de março de 1881, no sítio São Francisco. Conhecido como o Poeta das Rosas, estudou suas primeiras letras em sua própria casa com a mãe, que era professora. Aos 12 anos começou a fazer versos. Em 1898 atuou como professor particular, aos 17 anos de idade, para moradores da Fazenda Campestre.
Em 1901 mudou-se para São Paulo, capital, onde continuou seus estudos, educando seu gosto artístico. Publicou os primeiros sonetos no Correio Paulistano e colaborou para jornais de Piracicaba e Campinas. Na capital, além do Correio, escrevia também para o Comércio de São Paulo, e para várias revistas culturais existentes na época. Seus versos foram parar em Portugal, sendo ainda traduzidos para o sueco, e publicados em jornais de Estocolmo.
Retornou a São Pedro em 1905, ocupando o cargo de Secretário da Câmara Municipal e da Prefeitura de São Pedro até sua morte prematura.
Gustavo Teixeira publicou dois livros apenas. Ementário, publicado em 1908, trazia um prefácio de Vicente de Carvalho e poemas nos estilos romântico e parnasiano. Em Poema Líricos, de 1925, seu estilo mudava para o simbolismo. Muitos livros e poemas ficaram inéditos, pois não haviam sido publicados quando ele morreu.
Em julho de 1937 foi eleito para a Academia Paulista de Letras, como sucessor de Paulo Setúbal, passando a ocupar a cadeira de número 10, cujo patrono é Cesário Mota Jr., e o fundador, o Dr. Eduardo Guimarães.
Gustavo Teixeira morreu em São Pedro, vítima de Pneumonia, em 22 de setembro de 1937, antes de tomar posse na cadeira que mereceu na Academia.
Postumamente, em 1959 a Editora Anhambi publicou a edição das Poesias Completas de Gustavo Teixeira, prefaciadas por Cassiano Ricardo.
Poeta, somente poeta, foi agraciado em 1999 com o título post mortem por seus méritos humanos e poéticos, e, de acordo com os estatutos da Academia Internacional de Ciências, Letras, Artes e Filosofia do Rio de Janeiro, com o título do Colar da Ordem Poeta da Humanidade.

SERVIÇO:

56ª Semana Cultural Gustavo Teixeira – ano 2009
Secretaria de Cultura de São Pedro
Tel.: (19) 3483-3497
E-mail: cultura@saopedro.sp.gov.br
Contato: Rodrigo dos Santos – Secretário Municipal de Cultura.
Blog do evento: http://www.semanagustavoteixeira.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário